segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Cidade do Cinema


Barreiro candidata a Cidade do Cinema cristiana vargas *montijo

"Uma área industrial do Barreiro que se encontra devoluta poderá vir a tornar-se numa Cidade do Cinema a partir de 2007, contando com um investimento inicial de 140 milhões de euros e a criação de cerca de três mil postos de trabalho.A proposta foi feita ao Governo pela empresa norte-americana CDMInteractive, através do accionista luso-americano Carlos de Mattos, em parceria com a produtora portuguesa Cinemate. A CDM está associada à produção televisiva de 78 canais nos EUA."Soubemos que a empresa estava interessada nesta ideia e conseguimos estabelecer a ponte através do realizador José Fonseca e Costa", revelou em conferência de imprensa o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Barreiro, Luís Cerqueira, segundo quem este grande projecto passa pela criação de 17 estúdios para cinema, televisão e multimedia, com possibilidade de relançar este sector a nível nacional, assim como servir de cenário a produções de qualquer nacionalidade.Foi criado um grupo de trabalho para acompanhar o processo, no seguimento da reunião desta semana entre a autarquia, investidores, proprietária do terreno e o secretário de Estado da Indústria e Inovação.Luís Cerqueira disse aos jornalistas que, a cumprirem-se os prazos iniciais, o promotor da iniciativa poderá arrancar com as obras em 2007. Até Junho de 2006 a execução do investimento terá de ficar contratualizada e preparada a candidatura complementar a fundos comunitários para a construção de acessibilidades e descontaminação de solos. O projecto inclui a construção de estúdios, um dos quais subaquático, que seria o primeiro da Europa. A empresa de produção CDMInteractive, com sede em Los Angeles, recebeu vários prémios, nomeadamente pela sua participação em África Minha e Titanic."* Com Lusa

Isto são boas notícias! Nunca esperei nada disto do meu querido Barreiro! Quer dizer, primeiro o Fórum com cinemas e agora uns estúdios ao nível europeu?! Se não temos cuidado, este antro ainda se torna uma Meca do Cinema e passamos a ter festivais e ciclos de autores! Não que eu me queixe! Aliás, acho que tomei uma decisão! Vou mesmo tentar seguir uma carreira nas artes de vídeo. A minha ideía: Completo o 12º Ano e vou para um curso de informática (a decidir). Depois de completar o curso, fico com conhecimentos suficientes para me safar no mundo do trabalho. Passo então a dedicar-me è arte e vou para um curso da ETIC (a decidir). Depois, é com Deus. Nada mal, hã? Até posso vir a fazer parte dos 3000 emregos que esta Cidade do Cinema vai criar, se isto for para a frente. Viva o Barreiro!

1 comentário:

Anónimo disse...

Hey!Bgd por passares pelo meu fotolog...podes comentar sp k kiseres !
Bem,sobre a noticia...não sei se acredito mt..."balelas,balelas".Pensa cmg...pk no Barreiro?Está td a evoluir para Almadas e Montijos.E a nivel Europeu?Parece-me um pouco extraordinário de mais não?
Bem...se isto vier a acontecer é claro que vou adorar!Vou passar a não gostar de viver no Barreiro em vez de odiar.
Então até amanha
See ya* * *