segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Edgar


Estão a ver este tipo aqui na foto ao
lado? Pois este sacaninha sentado ao lado dos bonecos d'A Noiva Cadáver é português. Um licensiado da ETIC que nem sabe como é que foi parar ao filme do Tim. Mas leiam esta entrevista com o gajo no Expresso.

"Tim Burton contou com a ajuda de um jovem técnico de iluminação português para fazer o filme «A Noiva Cadáver». Durante sete meses, Edgar Alberto, ex-aluno da Escola Técnica de Imagem e Comunicação, fez parte da equipa do famoso realizador. Agora, conta como foi a experiência.

Como é que um português de 22 anos vai parar à Warner Brothers?

Foi totalmente inesperado. Estava em Londres a trabalhar em iluminação, no Sadler's Wells Theater, mas, como queria trabalhar em pós-produção de vídeo, comecei a enviar currículos para todos os anúncios que via. Quando me ligaram eu já nem me lembrava e fui à entrevista sem fazer ideia de que era para a WB.

Como reagiu ao saber que era um filme de Tim Burton?

Foi uma grande surpresa mas, por estranho que pareça, de início pensei: «não é bem isto que eu quero fazer». Não era a área de iluminação que queria seguir, mas a proposta era muito interessante. O facto de ser uma longa-metragem que ia ser distribuída pelo mundo inteiro fez-me aceitar a oportunidade.

Que tipo de trabalho desenvolveu durante os sete meses de filmagens?

O ritmo era alucinante. Entrei como assistente júnior mas ao fim de pouco tempo passei ao posto normal de técnico de iluminação. O estúdio era uma autêntica fábrica de bonecos. Sempre que podia ia ver o realizador Mike Johnson a trabalhar, eram os momentos que eu gostava mais. Aprendi muito só a observar.

Fale-nos um pouco da experiência...

Foi altamente positiva. O Tim Burton raramente lá estava porque tinha em simultâneo a rodagem da «Fábrica de Chocolate». Tive pena, mas trabalhar directamente com o resto da equipa foi fantástico. Só no início é que foi complicado porque, além de nunca ter trabalhado nem em cinema, nem em animação, também não sabia os termos técnicos em inglês. Fazendo um balanço acho que foi um grande privilégio.


Que projectos tem em mente?

Gostava de ir para os Estados-Unidos, mas por agora decidi regressar a Portugal. Estive a fazer os videoclips de uma nova banda, os Cindy Kat, e agora estou à procura de novas propostas que me permitam começar a marcar pontos na área que pretendo seguir, a pós-produção.

Paula Cosme Pinto / EXPRESSO Online

16:59 26 Janeiro 2006 "

Sortudo o palhaço. Assim também eu.

3 comentários:

Betadine disse...

Puto não penses em mais nada, segue aquilo que mais sonhas e vai tirar o curso de realização no ETIC ou noutro sitio qualquer mas segue essa vontade porque acredito que com ela vais longe.

Anónimo disse...

"Segue a linha do destino" xD
Crash..grande filme mas fico pelos 7 =)
É a esse gajo k se chamaLucjy bastard !

See ya* * *

Anónimo disse...

Deves gostar mt do meu fotolog...Eu acho k nem somos o homem doente nem o super homem...andamos pelo meio =D
Hoje nem te vi...baldei-me de manhã =D
See ya* * *